Em muitas empresas não se tem ideia se existe uma política de cópias de segurança implementada e testada. Muitos gestores desconhecem o impacto real que uma grande perda de dados pode ter na sua empresa. A maioria não sabe que nessas situações podem colocar em causa o futuro da própria empresa.
Nos EUA, de acordo com a Home Office Computing Magazine, a National Archives & Records Administration in Washington e o Strategic Research Institute:
70% das empresas que sofrem um grande incêndio vão à falência nos 5 anos seguintes.
34% das empresas não fazem testes às suas cópias de segurança, e 77% das que fazem, encontram erros graves nesses testes.
60% das empresas que têm uma grande perda de dados, fecha as portas nos 6 meses seguintes.
93% das empresas que sofrem uma grande perda de dados e ficam sem acesso aos mesmos durante 10 ou mais dias, declaram falência em menos de 1 ano.
32% das empresas já tiveram perdas de dados na cloud
47% das recuperações que foram feitas depois de perdas de dados na cloud, foram feitas a partir de backups da própria empresa
46% das perdas de dados na cloud foram dados apagados inadvertidamente pelos utilizadores
Em Portugal não existem registos estatísticos sobre este tema tão importante para as empresas, mas pela nossa experiência o cenário não é muito diferente e em alguns casos, não existe simplesmente qualquer tipo de cópias de segurança (backups) e menos ainda uma política de cópias de segurança.
As perdas de dados podem ter diferentes causas:
Incêndios, inundações ou acidentes que inutilizam toda a infra-estrutura informática da organização num determinado local físico.
Equipamentos que esgotam os seus tempos úteis de vida.
Falta de testes sobre as cópias de segurança.
Falta de cópias de segurança sobre a totalidade do universo de dados da empresa
Falta de procedimentos pré-definidos e testados sobre o que fazer em caso de perda de dados.
Assunção (errada) de que os dados guardados em soluções cloud estão à prova de perdas de dados.
Este é um tema cada vez mais importante, num mundo cada vez mais digital, onde ter uma política de cópias de segurança desenhada e implementada com profissionalismo e experiência é como ter um bom seguro de vida.
E tal como os seguros de vida, ninguém dá importância ao tema até o desastre acontecer.