Case Studies

Saboia Estoril Hotel

Sector

Hotelaria

Localização

Estoril

Cliente Desde:

2010

Desafio:

  • Rede sem fios profissional

  • Cobertura total da area do hotel

  • 200 dispositivos em simultaneo

  • Fiabilidade superior a 99%

  • Gratuito para os clientes

Solução

A GESTI em 2011 foi contratada para resolver vários problemas do Saboia Estoril Hotel. Depois de uma auditoria informática realizada pela GESTI, fizemos um conjunto de recomendações que permitiram melhorar a infra-estrutura do hotel, a produtividade dos colaboradores e melhorar significativamente a avaliação do Hotel, em diversos sites e serviços de reservas online, no que respeita ao acesso à Internet.

Rede Informática

Rede Sem-Fios

Gestão de Fornecedores

A GESTI permitiu à administração reduzir a atenção que dispensava à resolução, por vezes recorrente, de problemas informáticos, ao nível da ligação à internet, do serviço de email, do software NewHotel, de problemas com os equipamentos da receção e espaço de business center. 

Como GESTI tem um elevado know-how em gerir este tipo de fornecedores, fala a mesma “linguagem” e está muito familiarizada com os produtos, serviços, formas de trabalhar e preços deste tipo de fornecedores, é mais ágil centralizar estas interações na GESTI. 

Passámos a gerir os contactos com estes fornecedores e a acompanhar a resolução dos problemas, do inicio ao fim. Libertámos a administração e os colaboradores do Hotel, que basicamente passaram a contactar a GESTI e apenas a GESTI, quando tinham algum problema a resolver, acabando com a confusão e o stress que por vezes o fenómeno de “ping-pong” entre diferentes fornecedores provoca. 

Adicionalmente a administração contou com GESTI para fazer uma análise cuidada das diversas propostas apresentadas por estes fornecedores, obtendo alternativas e negociando melhores condições e preços, o que permitiu melhorar os serviços fornecidos e em alguns casos reduzir significativamente os seus custos.

Acesso Remoto

Devido a necessidades de mobilidade e produtividade por parte da administração, implementámos uma solução que permitiu efectuar a gestão do Hotel a partir de qualquer ponto do mundo, que tenha acesso à Internet.

A solução consistiu na instalação de um equipamento de rede profissional, que permitiu criar ligações autenticadas e encriptadas (e portanto seguras) ao Hotel, passando a haver acesso remoto ao software de gestão hoteleira e ao sistema de CCTV.

Postos de Trabalho

Todos os postos de trabalho foram revistos, actualizados e reconfigurados de forma uniforme e com base nas melhores práticas de segurança e performance. 

Um posto de trabalho em particular, mereceu especial atenção, o da receção do Hotel, que está sobre um grande nível de utilização e stress. Está sempre ligado, 24h/7d a ser usado por diferentes utilizadores ao longo de vários turnos, não pode avariar sob pena de criar um sério prejuízo ao Hotel e ao nível de satisfação dos seus hóspedes quando estes fazem o check-in, check-out entre outras tarefas. 

É por isso um equipamento crítico para o Hotel. Tomámos por isso algumas medidas:

Em adição a estas medidas, o nosso serviço de outsourcing informático proporciona aos nossos clientes equipamentos de substituição em caso de necessidade. Desta forma, é possível substituir o equipamento sem obrigar o cliente a “parar”.

Filtragem de Conteúdos

Uma das medidas que propusemos a administração de forma a melhorar a produtividade dos colaboradores do Hotel e minimizar distrações foi a introdução de filtros de conteúdos na utilização da internet, nomeadamente o acesso a redes sociais, sites de pirataria e de conteúdo para adultos.

Na nossa área, este é muitas vezes um problema não só de produtividade mas também de segurança informática, uma vez que muitos vírus e softwares de spyware entram no posto de trabalho via este tipo de sites.

Esta medida melhorou a segurança e permitiu cortar com distrações desnecessárias na utilização dos postos de trabalho do Hotel.

Resultados

Melhoria de 79,4% na nota atribuída pelo booking.com à rede sem fios do Hotel, 6 meses depois da entrada na GESTI.

O nível de disponibilidade do servidor, do posto de trabalho da receção e do bar, subiu para um um uptime de 99,98% no primeiro ano da GESTI no Hotel.

Redução de custos operacionais com a informática e telecomunicações em 34,6%

Satisfação por parte da administração por poder passar a poder aceder remotamente ao software NewHotel e ao sistema de CCTV.

O trabalho feito pela Gesti superou as nossas expectativas. Houve uma melhoria qualitativa na nossa oferta de WiFi que melhorou significativamente os níveis de satisfação dos nossos clientes. A informática ficou muito bem entregue à Gesti.
Rossana Ribeiro
Sócia-Gerente do Saboia Estoril Hotel

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