A GESTI em 2011 foi contratada para resolver vários problemas do Saboia Estoril Hotel. Depois de uma auditoria informática realizada pela GESTI, fizemos um conjunto de recomendações que permitiram melhorar a infra-estrutura do hotel, a produtividade dos colaboradores e melhorar significativamente a avaliação do Hotel, em diversos sites e serviços de reservas online, no que respeita ao acesso à Internet.
Cablagem dos pontos mais importantes do Hotel, nomeadamente pontos para a correcta colocação de antenas de rede sem fios nos diversos pisos do Hotel e espaços exteriores.
Organização de um pequeno bastidor, que permitiu concentrar num único ponto, toda a infra-estrutura importante do Hotel, em condições de temperatura e humidade adequadas.
Instalação de equipamentos de rede profissionais, que permitiram melhorar significativamente a fiabilidade e ter pelo menos 250 ligações à internet simultâneas, por parte dos colaboradores e hóspedes.
Substituição do fornecedor de Internet, que permitiu aumentar significativamente a largura de banda disponível a colaboradores e hóspedes.
Passou a existir um Captive Portal personalizado com o look & feel do Hotel.
Os hóspedes passaram a poder ter acesso gratuito à internet, utilizando um sistema de vouchers, conforme pedido da administração
Foi criado para ser utilizado exclusivamente pelos colaboradores do Hotel um nome de rede sem fios especial, com total segurança e controlo de acessos.
Passou a existir a possibilidade de criar nomes de rede sem fios temporários, para eventos, congressos ou reuniões de grupo, a ser usado por esses clientes em exclusivo.
Passou a ser possível restringir a largura de banda para os hóspedes, de forma a evitar abusos e consumos de tráfego fora do razoável para uma utilização normal da Internet.
Passou ainda ser possível ter acesso a estatísticas da rede sem fios, nomeadamente tempos médios de utilização, tráfegos consumidos, as antenas mais utilizadas, etc.
Separação lógica entre a rede sem fios dos hóspedes e do resto do hotel, ou seja, os hóspedes não conseguem ligar-se a outros equipamentos informáticos do Hotel ou a dispositivos de outros hóspedes reforçando a segurança informática no geral.
A GESTI permitiu à administração reduzir a atenção que dispensava à resolução, por vezes recorrente, de problemas informáticos, ao nível da ligação à internet, do serviço de email, do software NewHotel, de problemas com os equipamentos da receção e espaço de business center.
Como GESTI tem um elevado know-how em gerir este tipo de fornecedores, fala a mesma “linguagem” e está muito familiarizada com os produtos, serviços, formas de trabalhar e preços deste tipo de fornecedores, é mais ágil centralizar estas interações na GESTI.
Passámos a gerir os contactos com estes fornecedores e a acompanhar a resolução dos problemas, do inicio ao fim. Libertámos a administração e os colaboradores do Hotel, que basicamente passaram a contactar a GESTI e apenas a GESTI, quando tinham algum problema a resolver, acabando com a confusão e o stress que por vezes o fenómeno de “ping-pong” entre diferentes fornecedores provoca.
Adicionalmente a administração contou com GESTI para fazer uma análise cuidada das diversas propostas apresentadas por estes fornecedores, obtendo alternativas e negociando melhores condições e preços, o que permitiu melhorar os serviços fornecidos e em alguns casos reduzir significativamente os seus custos.
Devido a necessidades de mobilidade e produtividade por parte da administração, implementámos uma solução que permitiu efectuar a gestão do Hotel a partir de qualquer ponto do mundo, que tenha acesso à Internet.
A solução consistiu na instalação de um equipamento de rede profissional, que permitiu criar ligações autenticadas e encriptadas (e portanto seguras) ao Hotel, passando a haver acesso remoto ao software de gestão hoteleira e ao sistema de CCTV.
Todos os postos de trabalho foram revistos, actualizados e reconfigurados de forma uniforme e com base nas melhores práticas de segurança e performance.
Um posto de trabalho em particular, mereceu especial atenção, o da receção do Hotel, que está sobre um grande nível de utilização e stress. Está sempre ligado, 24h/7d a ser usado por diferentes utilizadores ao longo de vários turnos, não pode avariar sob pena de criar um sério prejuízo ao Hotel e ao nível de satisfação dos seus hóspedes quando estes fazem o check-in, check-out entre outras tarefas.
É por isso um equipamento crítico para o Hotel. Tomámos por isso algumas medidas:
Upgrade de alguns componentes do computador, como memória RAM, de forma a garantir a melhor performance da máquina em questão.
Adição de um 2º disco rígido e a sua configuração redundante, de forma a garantir que se um dos discos avariar, o computador continua a operar.
Adição de um UPS de forma a garantir que em caso de falha eléctrica, o computador pode continuar a operar durante alguns minutos e a minimizar a probabilidade de ser danificado por causas eléctricas, sobretudo em dias de tempestades.
Foi implementada uma política de cópia de segurança que permite em caso de necessidade, substituir o computador da receção por outro, mantendo todas as definições, documentos, emails e outros dados.
Em adição a estas medidas, o nosso serviço de outsourcing informático proporciona aos nossos clientes equipamentos de substituição em caso de necessidade. Desta forma, é possível substituir o equipamento sem obrigar o cliente a “parar”.
Uma das medidas que propusemos a administração de forma a melhorar a produtividade dos colaboradores do Hotel e minimizar distrações foi a introdução de filtros de conteúdos na utilização da internet, nomeadamente o acesso a redes sociais, sites de pirataria e de conteúdo para adultos.
Na nossa área, este é muitas vezes um problema não só de produtividade mas também de segurança informática, uma vez que muitos vírus e softwares de spyware entram no posto de trabalho via este tipo de sites.
Esta medida melhorou a segurança e permitiu cortar com distrações desnecessárias na utilização dos postos de trabalho do Hotel.
Melhoria de 79,4% na nota atribuída pelo booking.com à rede sem fios do Hotel, 6 meses depois da entrada na GESTI.
O nível de disponibilidade do servidor, do posto de trabalho da receção e do bar, subiu para um um uptime de 99,98% no primeiro ano da GESTI no Hotel.
Redução de custos operacionais com a informática e telecomunicações em 34,6%.
Satisfação por parte da administração por poder passar a poder aceder remotamente ao software NewHotel e ao sistema de CCTV.
O trabalho feito pela Gesti superou as nossas expectativas. Houve uma melhoria qualitativa na nossa oferta de WiFi que melhorou significativamente os níveis de satisfação dos nossos clientes. A informática ficou muito bem entregue à Gesti.
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