Em 2010 a GESTI respondeu a um concurso lançado pela Casa da Sorte para a resolução de vários problemas informáticos e de telecomunicações. Após uma cuidadosa auditoria informática, a GESTI apresentou a sua proposta de valor, com várias recomendações e soluções a implementar. Após deliberação por parte da administração, a proposta vencedora foi a da GESTI.
A rede informática da Casa da Sorte foi refeita, de forma a ser possível ligar informaticamente a sede a todas as lojas a nível nacional.
Na sede foi montado um bastidor e centralizada toda a cablagem num único ponto. Foram ligados dois fornecedores de internet, utilizando fornecedores diferentes, de forma a garantir verdadeira redundância no acesso à internet.
Nas lojas, a rede foi estruturada e foi instalada uma ligação à internet, usando um equipamento profissional, de forma a ser possível estabelecer um túnel cifrado e autenticado entre cada loja e a sede. Desta forma garante-se o acesso contínuo e permanente à sede, apesar da solução contemplar a possibilidade da loja perder a ligação à Internet mas continuar a operar em modo “offline”.
O bastidor da empresa foi reorganizado de forma a potenciar os bons equipamentos existentes. Todos os serviços informáticos foram revistos permitindo uma optimização com os licenciamentos, recursos de hardware e redundância dos serviços disponíveis.
Toda a rede informática, servidores e serviços foram devidamente documentados, por forma a permitir uma melhor uniformização dos processos de manutenção, gestão e administração informática e de telecomunicações.
De forma a garantir a produtividade e a redundância na operação das lojas, com ou sem internet, foi decidido implementar um modelo em que cada loja teria o seu próprio servidor.
Havia ainda a necessidade de ter em cada loja um posto de trabalho, para ser usado em backoffice no acesso ao software de ERP, para processamento de texto e para a consulta e envio de emails.
Um terceiro desafio, era o orçamento que a empresa tinha disponível para este investimento na sua infra-estrutura informática a nível nacional.
A solução proposta pela GESTI foi desenhar servidores de linha branca, à medida, com todas as especificações técnicas e características técnicas necessárias para obter níveis de disponibilidade equivalentes a servidores de marca.
Para além da redundância de discos e usar uma UPS em cada servidor, implementou-se uma política muito restritiva na utilização do servidor, de forma a ser possível que este seja usado também como um posto de trabalho, eliminando a necessidade de adquirir outra máquina.
Foi implementado um sistema de replicação automática no ERP de forma a que a informação das lojas pudesse ser integrada na base de dados da sede todas as noites evitando assim o processo de integração manual de ficheiros que foi usado durante 6 anos. Este processo permitiu que a integração da informação das lojas na sede passasse de um atraso de 60 dias para apenas 1 dia.
Alem disso foi também implementado pela GESTI um sistema de self-care que permite monitorizar o processo de integração da informação, corrigindo automaticamente alguns problemas da integração e alertando por email para outros que têm de ser corrigidos manualmente.
A GESTI implementou também um sistema de monitorização e alerta 24/7 a nível dos servidores da sede e lojas o que permitiu também um aumento da disponibilidade dos sistemas de informação da empresa.
A GESTI ficou também responsável na Casa da Sorte por acompanhar os projectos de melhorias e correcções que têm sido feitos a nível do ERP. Trabalhando assim em conjunto com o parceiro do software de gestão PHC de forma a atingir os objectivos traçados pela Casa da Sorte para estes projectos.
O acesso mais rápido à informação, e a ligação permanente das lojas à sede permitiu melhorar muitos dos processos de gestão e controlo operacional da empresa. Permitiu também que o número de melhorias e correções efectuadas a nível do ERP acelerasse para um nível muito superior. Anteriormente qualquer pequena correcção a nível do ERP demorava alguns dias a ser implementada em todas as lojas, e agora por vezes podem demorar apenas alguns minutos.
Com a entrada da GESTI, os colaboradores da Casa da Sorte passaram a dispor de um serviço de Helpdesk, em que podem entrar em contacto por telefone ou email.
A assistência poderá ser remota ou no local, sendo que na grande maioria dos casos os incidentes, dúvidas ou pedidas de ajuda são resolvidos remotamente, de forma rápida e eficaz.
No final do processo, o colaborador recebe um email de feedback de forma a podermos medir os níveis de satisfação com o nosso serviço.
Monitorização de todos os servidores, 24h/7d.
A obtenção do resultado das vendas diárias, passou de 60 dias para 1 dia. A gestão da empresa passou a dispor de acesso à informação de forma diária, permitindo assim tomar decisões mais informadas sobre o negócio.
O nível de disponibilidade dos servidores, subiu para um um uptime de 99,98% no primeiro ano da GESTI na empresa.
Satisfação por parte da administração por poder passar a poder aceder remotamente ao software ERP e ao sistema de CCTV.
Passou de 60 dias para 1 dia, a obtenção de resultados de vendas a nível nacional.
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